Renato Sbardelotto
Renato Sbardelotto é artista ítalo-brasileiro e pesquisador da dança-teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, com habilitação em Interpretação e Direção Teatral. Estuda dança clássica, moderna e contemporânea em escolas técnicas e em cursos livres desde 2006.
Em 2012 foi bolsista residente da Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento.
Em 2013 realizou a primeira edição do projeto "Pela Experiência da Dança-Teatro", mediando 120 rodas de leitura em todas as regionais de Curitiba.
Em 2017 dirigiu seu solo autoficcional "Remake da minha Vida", onde também atuou como ator-bailarino. Em 2018 participou da Residência Artística com Eddie Martinez, bailarino da Companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, dentro do II Seminário Internacional Processos de Criação em Dança-Teatro da UFSM, em Santa Maria (RS).
Em 2019 dirigiu o espetáculo “As Cidades Invisíveis”, inspirado no livro homônimo de Ítalo Calvino, trabalho que lhe rendeu a indicação como melhor diretor no Troféu Gralha Azul (Prêmio paranaense dos profissionais do Teatro). Nesse mesmo ano acompanhou como estagiário a Companhia Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, em Wuppertal (Alemanha).
Atualmente coordena os projetos de incentivo à leitura “Amores e Desamores: a Família na Literatura” e “Pela Experiência da Dança-Teatro”, que tiveram ações presenciais em instituições públicas de ensino das cidades de São Mateus do Sul, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaratuba, e que agora acontecem na versão online.