top of page

Lucas Buchile

Adriane Havro

Atriz e contadora de histórias, Adriane Havro integra a diretoria da Malasartes Projetos Culturais e da Associação Malasartes – Educação Sensível (Ponto de Cultura Aprendiz Semeador). 

Já criou e empreendeu vários projetos culturais na área de Literatura, sempre voltados à sensibilização de crianças, jovens e educadores.

É pesquisadora de tradições orais e lúdicas da infância e realiza, há mais de 15 anos, apresentações teatrais itinerantes em escolas e entidades assistenciais.

Licenciada em Pedagogia, cursou o Seminário de Formação de Professores em Pedagogia Waldorf.

Função no projeto: Contadora de Histórias e Ministrante de Oficina

Lucas é ator, narrador oral, mediador de leitura e produtor cultural.

Graduado em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação e Direção pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Foi membro do grupo de pesquisa sobre metáfora na construção de microdramas na mesma instituição.

Proponente e mediador de leitura dos projetos: A arte de formar leitores (2009), Diálogos com Lobato (2010), Territórios Literários (2011), Asas de papel (2012), todos aprovados pelos editais do Fundo Municipal de Cultura da cidade de Curitiba.

Seus projetos somam mais de 900 rodas de leitura e contações de histórias destinadas a leitores de diversas faixas etárias.

Já trabalhou em programas de promoção do livro no Museu Histórico e Folclórico Monteiro Lobato, no SESC/PR e SESI-PR.

Atuou como mediador de leitura e gestor de projetos culturais na Fundação Cultural de Curitiba (FCC), através do Programa Curitiba Lê, apontado pela Cátedra UNESCO como referência em Promoção da Leitura.

Também é pesquisador do Devir, grupo de pesquisa avançada em mediação de leitura.

Participa de festivais literários como ministrante de oficinas, mediador de leitura e contador de histórias.

Representou o Brasil no II Encuentro Internacional de Narradores Orales, Cântaro de Cuentos / Colômbia 2015.

Trabalhou como ministrante de oficinas de Contação de Histórias e Mediação de Leitura na Pós Graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil Juvenil da Faculdade de Ampére – FAMPER.

 

lucas buchile leitura

Função no projeto: Gestor e proponente do projeto. Pesquisador. Ministrante de Oficina

Célia Cris Silva

Função no projeto: Mediadora de Leitura

Célia Cris Silva é natural de Santos (SP). Mudou-se para Curitiba em 1999 e decidiu não sair mais da cidade.
Fez Magistério nos anos 80, tornou-se professora, formou-se em Letras. Deu aulas mas tinha um sonho: trabalhar com livros. Tornou-se revisora de textos e editora em importantes editoras como Ática, Scipione, FTD. Foi editora free lancer também. E lá se vão mais de 20 anos de carreira dedicada aos livros!
Trabalhou com desenvolvimento de software para educação e trabalhou com tecnologia educacional no Grupo Positivo. Foi gerente editorial na Nova Didática (também do grupo Positivo, no início dos anos 2000).
Fez especialização em Leitura de Múltiplas linguagens na PUCPR (2003).
Fez mestrado em Estudos Literários na UFPR (2012-2014).
Foi diretora editorial da editora Aymará e idealizou uma coleção paradidática com foco em literatura que fez a diferença onde foi adotada.
Foi também professora-convidada da pós-graduação da PUC, no curso de formação de editores.
Trabalhou e trabalha com formação de professores-leitores. 
Gosta de ler e contar histórias.
É mediadora de leitura e desenvolveu um projeto de leitura para público adulto chamado “Histórias com velhos” na Fundação Cultural de Curitiba.
É escritora de literatura infantil com quase uma dezena de livros publicados – um deles virou animação no Canal Futura. 
É autora de livros didáticos e paradidáticos. 
Criou um projeto de videocontos e animações chamado palavrAnimada – para ser lido e ouvido pela internet. Criou também um “filhote” desse projeto, o palavrinhAnimada.
Em 2009, ganhou um prêmio Jabuti.
É membro da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil do Paraná (AEILIJ-PR).
 

Marcelo Bourscheid

Função no projeto: Ministrante de oficina de Escrita Criativa

Marcelo Bourscheid é dramaturgo, ator, tradutor, diretor e pesquisador teatral.   Escreveu as peças  Sobre amores e cigarros (2008),  Antes do Fim (pulicada pela Imprensa Oficial do Estado: 2010), Depois (Imprensa Oficial do Estado: 2011), Para o vampiro - Variações nº 1 e 2 (coautoria de Marcos Damaceno) e Entre dois continentes da morte, dentre outras.

Suas peças foram encenadas por companhias do Paraná e de outros estados, recebendo prêmios e circulando por importantes festivais.

Com graduação em Letras e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, desenvolve atualmente pesquisa de doutorado sobre dramaturgia na mesma universidade. Ministrou, desde 2010,  a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI/PR nas cidades de Londrina, Maringá e União da Vitória. Integra a Inominável Companhia de Teatro, dedicada à pesquisa, escrita e encenação de dramaturgia contemporânea.

Flávio Stein

Função no projeto: Ministrante de oficina de Formação de Mediadores de Leitura

Flávio Stein é graduado em Letras, Bacharelado Português/ Alemão e mestre pela UFPR, com dissertação centrada em processos de leitura. Formado em música pelo Conservatório Musical Brooklin Paulista (SP), atua nas áreas de Música, Teatro e Dança como diretor musical, teatral e dramaturgista tendo participado de mais de 40 espetáculos no Brasil e na Europa. Nos últimos anos dedica-se a estudos sobre processos de leitura e vocalização do texto literário, realizando projetos de estímulo à leitura através de leituras públicas na Caixa Cultural como curador e leitor. Atua como orientador de laboratórios dedicados à formação de mediadores de leitura e como mediador em Ciclos de Rodas de Leitura em editais públicos da Fundação Cultural de Curitiba. Recentemente, realizou o projeto Extremos: ciclo de leituras radicais juntamente com o escritor José Castello e com o diretor teatral Walter Lima Torres o projeto Leitura Cênica: minha pátria é minha língua, a voz de expressão lusófona. Publicou artigos sobre leitura na revista Mediação, no Jornal Relevo e no Suplemento Cultural Pernambuco. Participa regularmente de eventos literários como mediador.

Diamila Medeiros

Função no projeto: Pesquisadora

Diamila é mediadora de leitura e pesquisadora na área de literatura. Trabalhou no Programa Curitiba Lê, programa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, faz Mestrado em Literatura Brasileira e Licenciatura em Letras Francês pela mesma instituição.
Atua na área de incentivo à leitura e formação de leitores, tanto em ações culturais quanto em atividades formativas.
Realiza, junto à UFPR, desde 2013, o Poiesis, evento de extensão aberto a toda a população que realiza palestras sobre grandes obras literárias da humanidade.
Faz parte do DEVIR - Grupo de pesquisa avançada em mediação de leitura.
Em 2014, participou do Colóquio Internacional da Associação Internacional dos Pesquisadores em Literatura Infanto Juvenil (AICLEJ) na França (Saint-Denis, Paris) com uma apresentção intitulada: "Curitiba Lit: Cercles de Lecture à Haute Voix avec les Jeunes des Collèges et Lycées" (Curitiba Lê: Rodas de Leitura com as crianças e jovens dos Colégios Municipais e Estaduais).

 “PROJETO REALIZADO COM O APOIO DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA -  FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA” 

bottom of page